terça-feira, 11 de abril de 2023

Critica sobre o meu trabalho por José Robalo

 

José Robalo - SINERGIAS DA DIÁSPORA - escreveu à cerca do meu trabalho, mostrando também e de certa forma como penso, o seguinte:

VICTOR LAGES

A MARCA QUE O DESMARCA: O ADN HUMANO

Uma constante da sua pintura, o ADN humano que veio de planetas longínquos, de outras galáxias e se fixou no nosso velho planeta, a Terra, e por aqui ficou…

Percorrendo as telas de Victor Lages, com um olhar global e total, o estilo peculiar e pessoal deste artista plástico salta-nos imediatamente aos olhos como querendo dizer-nos “aqui é o meu reino, aqui exponho o meu ADN, aqui sou eu que mando”.

Victor Lages, artista plástico por excelência, vai ao profundo do ser e transmite-nos a sua arte através de pinceladas cheias de vida, através de pinceladas vindas das entranhas do ser, através de pinceladas de um só traço que deixam na tela a sua marca.

Além de pinceis, o artista manipula perfeitamente a arte do desenho, indo ao mínimo pormenor que descobriremos ao observarmos com atenção a imensa criação nessa área. Telas, desenhos e esculturas são a grande diversidade deste artista nato que se aperfeiçoou, como costuma dizer, na escola da vida. Plagiando o próprio artista, na sua própria apresentação aos membros do Movimento Sinergias da Diáspora, teremos uma visão de quem temos pela frente: “Os trabalhos que realizo, pretendem mostrar os pensamentos e ideias que tenho, contando histórias, sobre os assuntos que me têm acompanhado a minha vida, que se prendem com a compreensão de quem sou e o que é o mundo que me rodeia. Poderei dizer que a minha arte é algo entre o surreal, a fantasia e filosofia, com base na figuração e, utilizando vários materiais e técnicas. “Arte é a forma estética de comunicar”.

Desde o “Pensamento Zero” até “Quando o Céu desceu à Terra”, passando pela “Nave da Panspermia” a maneira de pintar de Victor Lages está definida: transmissão do Universal, transmissão do Universo, mas também transmissão do pessoal, do intrínseco, deste sonhador… a traça do ADN humano está presente na Obra do Artista definindo-se como a sua própria marca, evoluindo em cada ser, aperfeiçoando cada Humano, tocando cada criatura deste nosso velho planeta: se não conseguirmos responder com precisão donde vem o Homem, Victor Lages tem a  resposta estampada nas suas pinturas: observemos as telas, deixemo-nos guiar pela imaginação abstrata deste génio e encontraremos a resposta ao que procuramos: o “Equilíbrio”. Nesta obra os quatro elementos da evolução estão patentes: A Terra, o Ar, a Água e o Fogo. Elevação do Homem culminando nas alturas, dominando o fogo e o Ar num equilíbrio místico da procura do Absoluto: obra com cheiro a ritos iniciáticos, ficamos perplexos e imaginativos pela coerência da disposição dos elementos num frágil equilíbrio que convém protegermos.

Na tela “Interiorização” os mesmos quatro elementos estão presentes com uma componente espiritual: a meditação. O Homem pode não ser religioso, mas tem uma constante: o espiritual. Através deste Espírito Humano distinguimo-nos dos outros seres terrestres. É com esta visão espiritual, a meu simples ver, que este pintor nos transmite a sua própria teoria da evolução: fazemos parte de um todo: o Universo. 

Victor Lages é, pois, o artista da evolução: da Terra ao Espírito dominando o Ar e a água: “Mandala Quântico” culmina no ato de pura criação: simbiose do masculino e do feminino, numa proteção do ser humano numa esfera protegida por outras terras, por outros planetas!!!

Victor Lages, com a sua arte, conta-nos uma história:  em cada tela, com a harmonização das cores, com a projeção da Luz, qual romance de uma literatura pintada, de uma literatura imaginativa onde o espírito de cada leitor fica em Liberdade absoluta para imaginar a história que este artista quer transmitir. Será isto a Universalidade da arte? Com certeza!!!

José Robalo Paris 22/03/2023     

Sem comentários: