sexta-feira, 1 de abril de 2011

Exposição de Artes Plásticas “Gota d’Água” no Reservatório da Patriarcal de 14 de Abril a 7 de Maio de 2011.


Exposição de Artes Plásticas “Gota d’Água” no Reservatório da Patriarcal, (Museu da Água e Epal), de 14 de Abril a 7 de Maio de 2011.


Inauguração dia 14 de Abril de 2011 às 19 horas

Participam os seguintes artistas

FRANCISCO ROUSSEAU

HELENA JUSTINO

LUDGERO RÔLO

LUÍS VIEIRA-BAPTISTA

PAULA ROUSSEAU

ROGÉRIO TIMÓTEO

VICTOR LAGES

ZÉ NETO


A razão desta exposição deve-se ao facto de eu estar na Patriarcal, na inauguração de uma exposição e a Paula Rousseau também presente, me ter dito que gostava imenso de expor naquele sítio lindíssimo, cheio de mistério e magia.

Como também nunca tinha exposto naquele lugar, achei ser a hora certa para o fazer, proporcionando assim e também a outros artistas a mesma possibilidade.

Contactei então com mais alguns artistas, que utilizam nas suas obras diversos estilos, técnicas e materiais, tendo também abordagens artísticas diferentes.

Assim, fiz uma proposta para o Museu da Água, afim de ser autorizado a realização da exposição que intitulei de Gota d’Água.

Gota d’Água, primeiro porque tudo tem a ver com o local onde a exposição se realiza, que é um antigo reservatório de água, que o Museu da Água e a Epal prepararam para a realização de exposições artísticas.

Em segundo lugar, o titulo Gota d’Água, poderá sugerir ou ter as mais variadas interpretações, de acordo com os pensamentos e interesses de cada um. Deste modo achei que uma exposição centrada numa ideia, mas realizada por vários artistas com abordagens diferentes, podia ser uma exposição que criasse no observador, sensações estéticas diferentes, de forma que este, não esqueça com facilidade as propostas apresentadas.

Gota d’Água poderá ser interpretado, como o princípio ou o fim de qualquer coisa. Assim, os artistas são livres para criarem as suas obras, abordando o que mais lhe interessa nesta perspectiva de Gota d’Água.

Alguns artistas vão apresentar na exposição pintura, enquanto outros mostram escultura e ainda outros, instalação e objecto.

Com todas estas diferenças, o objectivo da exposição é de se tornar uma mostra viva e dinâmica, de forma que ninguém que a visite possa ficar indiferente.

A arte existe, porque alguém a contempla.

Victor Lages



Sem comentários: